No início de fevereiro recebemos foto e reclamação de um leitor que apontou uma grave falha de acessibilidade na esquina das ruas Pirapora e Tutóia, na região da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Os dois postes colocados lado a lado praticamente anulam a rampa de cadeirantes desse ponto. No caso, segundo a informação, a pessoa estava circulando de bicicleta nas calçadas em função da ausência de ciclovia no trecho.
Encaminhamos as duas questões a Prefeitura de São Paulo:
1. A Prefeitura pode resolver problemas de acúmulos de postes, como o da foto? Esse tipo de problema é muito comum em várias vias da cidade, com postes para eletricidade e dados, para semáforos, placas, iluminação pública etc. Há algum plano municipal para reduzir essas interferências de tantos postes? No caso específico, haverá alguma providência por parte da Prefeitura?
2. O Plano Cicloviário da cidade prevê ciclofaixas nesse trecho da rua Tutóia? Em caso positivo, qual seria o prazo? E, caso negatívo, como o leitor pode solicitar/sugerir essa infraestrutura?
Foto enviada pelo leitor via whatsapp
Resposta da Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura respondeu por meio de nota da Subprefeitura Vila Mariana e informou que os postes na esquina das ruas Pirapora e Tutóia serão realocados para melhorar o acesso e a mobilidade dos pedestres. Em outra frente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP) informou que está "realizando um projeto para realocação da coluna de sinalização instalada na Rua Tutóia, junto à entrada do estacionamento da IBM".
Ainda segundo a CET/SP, as obras de implantação ou intervenção das vias públicas devem seguir as indicações dispostas no Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, lançado em 2021. Conforme a companhia, o manual é o primeiro do tipo na América Latina e reune todas as normas e parâmetros que devem ser observados no momento de planejamento ou execução de obras e intervenções viárias.
Na prática, a publicação procutou reunir todas as normas, leis e regulamentos que incidem em projetos e obras urbanas, buscando seguir "os princípios de acessibilidade, equidade social, segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental. É a primeira vez que a cidade de São Paulo conta com um instrumento intersetorial completo para nortear a elaboração de projetos de obras no espaço viário, garantindo padrões de qualidade que contemplem o bem-estar de todos os cidadãos", informou a CET/SP.
Ciclovias
Na nota, a Prefeitura também esclareceu que "a região da rua Tutóia conta com rede cicloviária formada pela rota da av. Paulista, rua Dr. Rafael de Barros, seguindo por um trecho da rua Tutóia até acessar a rua Manoel da Nóbrega e daí para o Ibirapuera ou para a rua Honduras, para citar apenas algumas estruturas", mas não fez referência direta ao trecho citado pelo leitor.
Como resposta, a nota lembra que qualquer pessoa pode solicitar a inclusão de estrutura na via por meio dos canais oficiais da Prefeitura (SP156 ou Praça de Atendimento das Subprefeituras). "As propostas de novas estruturas cicloviárias também são recebidas durante as câmaras temáticas de bicicleta e das audiências públicas em que novos projetos são apresentados à população", completou a nota assinada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e pela CET/SP.
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