Se os níveis de poluição registrados no fim de semana em Paris persistirem, a circulação dos carros poderá ser reduzida à metade nesta terça-feira (3), informou a ministra de Ecologia da França, Ségolène Royal. O governo atende assim ao pedido da prefeita da capital, Anne Hidalgo, de por essa medida em prática caso o índice de poluição continue alto.
O pedido ao governo francês foi feito pela prefeita neste domingo (1º). Ela conclamou por "medidas imediatas" para resolver o problema, após ter sido registrado na cidade um pico de poluição, mesmo sendo um dia ensolarado e com temperaturas altas para a estação.
Em comunicado conjunto com o presidente da região, Hidalgo disse que, para hoje, é esperado que as partículas "PM10", procedentes principalmente de calefações e motores, superem o "nível de informação e recomendação", ou seja, os 50 microgramas em suspensão por metros cúbicos.
Além da restrição da metade dos veículos, a prefeita pediu o fechamento das estradas da capital aos caminhões e a redução da velocidade máxima. Também os motoristas estão sendo orientados a utilizar os meios de transporte públicos.
O anúncio da ministra foi feito da China, de onde o governo francês acompanha os preparativos da cúpula do clima (COP21). Paris sediará o evento dentro de um mês, e a França busca um acordo para a redução da emissões de gases poluentes no mundo.
Nesta segunda-feira (2) a capital francesa amanheceu com o céu encoberto e chuva leve, o que, segundo os especialistas, pode limpar a atmosfera e reduzir os níveis de poluição. Para lembrar: a restrição o tráfego de veículos em Paris já tinha sido feita anteriormente em março, devido a outro pico de poluição.
Leia também:
Contra poluição, Madri restringirá tráfego de carros vários dias ao ano
Os padrões de qualidade do ar no Brasil e o caso VW
No dia 27 de setembro, carros não vão circular em Paris durante todo o dia
Paris vai proibir circulação de veículos na área central da cidade