Calçadas do Brasil

Uma iniciativa do Mobilize Brasil em prol da melhoria das calçadas brasileiras.

Sobre a campanha

Participe, avalie sua calçada!

Calçadas do Brasil é uma iniciativa do portal Mobilize Brasil para estimular a melhoria das condições de mobilidade para pedestres nas cidades do país. O objetivo é chamar a atenção da opinião pública para o problema da má qualidade, falta de manutenção, ou ausência das calçadas no país, e estimular as pessoas a denunciar os problemas em suas cidades e pressionar as autoridades.

Alguns pensadores afirmam que se pode medir o nível de civilização de um povo pela qualidade das calçadas de suas cidades. E há quem diga que a qualidade das calçadas públicas é melhor indicador de desenvolvimento humano do que o próprio IDH.

Afinal, as cidades são feitas para pessoas, seres humanos que primordialmente caminham. A necessidade de calçadas de qualidade vale para jovens, adultos e também para crianças, idosos e pessoas com deficiência física, que demandam pavimentos bem nivelados, sem buracos, e dotados de rampas de acesso para cadeiras de rodas.

Calçadas devem ser suficientemente largas e, sempre que possível, protegidas por arborização para conforto de quem anda sob o sol. E bem iluminadas, para quem caminha à noite. E ainda, devem ser complementadas por faixas de segurança, equipamento básico para a travessia segura das ruas. Além disso, semáforos especiais, placas de sinalização e outros equipamentos de segurança podem ser necessários nas vias de maior movimento. 

 

Saiba mais:

Calçadas do Brasil - Relatório final –2ª Ed. – Janeiro 2013

Relatório final da campanha e estudo realizado pelo Mobilize Brasil

Calçadas do Brasil - Relatório inicial - Abril 2012

Relatório preliminar do levantamento das Calçadas do Brasil realizado pelo Mobilize Brasil 

Calçadas do Brasil - Resultado total - Agosto/2012

Resultado total da avaliação realizada pelos colaboradores do Mobilize Brasil e pelos cidadãos brasileiros 

Calçadas do Brasil - Resultado preliminar - Abril/2012

Resultado da avaliação realizada pelos colaboradores do Mobilize Brasil em doze cidades brasileiras 






Galerias Relacionadas