Quem frequenta um dos 73 parques de Belo Horizonte poderá, a partir de agora, levar sua bicicleta junto. O prefeito Marcio Lacerda sancionou neste sábado a lei nº 10.863, de 23 de outubro de 2015, que autoriza a entrada de bicicletas não motorizadas ou elétricas nos parques do município. Mas não está claro ainda como será o uso, pois a nova lei diz que as magrelas só podem circular por áreas específicas, previstas no regulamento de cada parque. Isso porque nem todos têm espaço para circular com a bicicleta. Nesses locais, a administração pode probir sua entrada.
E o uso das magrelas poderá ser suspenso temporariamente, por motivo de relevante interesse social ou ambiental. As unidades que estão classificadas como áreas de preservação permanente, conforme previsto na legislação ambiental brasileira; áreas de relevância ambiental; e áreas que ofereçam risco à segurança dos usuários do parque, o uso poderá ser totalmente proibido.
O problema
Desde 2011 as bicicletas (com rodas de aros acima de 16 polegadas) estavam proibidas de circular nos parques municipais de BH, devido a uma lei aprovada durante a gestão anterior da prefeitura.
De lá para cá, o movimento BH em Ciclo e outras entidades de ciclistas da capital mineira vinham discutindo o assunto junto à Fundação de Parques Municipais, BHTrans e Prefeitura de Belo Horizonte, e até um abaixo-assinado foi feito, pedindo a liberação do trânsito de bicicletas nos parques.
Leia também:
"Liberem as bicicletas nos parques de BH"
Abaixo-assinado de ciclistas pede liberação de bikes em parques de BH
Em BH, pai irritado com morosidade da prefeitura pinta faixa de pedestre em escola infantil