Além do Centro, a zona sul do Rio de Janeiro também poderá ter uma linha de veículo leves sobre trilhos (VLT). Com 23 quilômetros, a linha ligaria a região do Aterro do Flamengo e da Glória à Gávea, passando por Flamengo, Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico. O projeto faz parte de um programa de investimentos que a prefeitura pretende lançar em outubro, para ser executado a partir de 2016.
“A cidade está em fase de concluir grandes obras, que empregam milhares de pessoas. Queremos manter um bom ambiente de negócios, com projetos que estimulem a geração de empregos”, comentou o secretário-executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho, ao jornal “O Globo”.
A proposta do VLT na zona sul do Rio divide opiniões. O professor José Eugênio Leal, da PUC-Rio, especializado em planejamento e operação do sistema de transportes, lembra que o VLT não consta do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU). “Se a proposta tiver o objetivo de retirar coletivos das ruas, faz sentido. O que não pode é o serviço competir com o metrô”, disse.
A presidente da Associação de Moradores de Botafogo (Amab), Regina Chiarádia, é contra o projeto. Ela sugere que a prefeitura ajude o estado com recursos para levar o metrô da Gávea para Botafogo. “Por que não prolongar a linha do metrô, que é um transporte de massa? Não aceitamos trocar metrô por VLT”, comentou.
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