O auditório do Centro Comunitário Salesiano, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, lotou ontem para receber as propostas de moradores da Zona Norte para resolver o nó no binário que a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do município (CTTU) implantou há um mês na área. Mas quem esperava resposta imediata da prefeitura se frustrou: a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, já adiantou que todas as sugestões serão analisadas sob um viés técnico e só as que passarem por esse crivo serão implantadas em setembro.
Um dos pontos mais polêmicos foi o anúncio de que a prefeitura vai remover um trecho de 350 metros de ciclovia localizado na Estrada do Arraial, entre a Rua Cônego Barata e o Hospital Agamenon Magalhães. A CTTU argumenta que muitos ciclistas têm usado a faixa na contramão, o que coloca em risco a segurança tanto dos próprios ciclistas como de pedestres e motoristas. “Tivemos que encontrar um meio termo para solucionar essa questão da segurança”, afirmou Pompéia.
A proposta desagradou à plateia, que vaiou a representante da CTTU que primeiro mencionou a proposta durante a audiência pública. “A prioridade do trânsito da cidade não pode ser o carro, tem que ser a bicicleta”, criticou o professor Mateus Toledo, morador de Casa Amarela.
A companhia de trânsito também revelou novas medidas para desafogar o trânsito na Zona Norte, que tiveram apoio de uma parte do público. Uma delas é a criação de um binário nas Ruas Antônio Castro e Evaristo da Veiga, a fim de facilitar a conexão entre a Avenida Norte e a Estrada do Arraial.
O motorista de transporte escolar Dionísio Pereira sugeriu transformar a Rua Guimarães Peixoto em mão única para aliviar o tráfego na Avenida Norte. Já o líder comunitário José Moura crê que o binário tem que ser abolido para facilitar a passagem dos ônibus. “A linha Alto Santa Isabel agora demora uma hora para sair do terminal e chegar à Avenida Parnamirim, quando antes mal passava de dez minutos.”
Outra promessa da CTTU foi disciplinar o tráfego em vias que estão funcionando como rota de fuga dos congestionamentos, como as Ruas Raimundo Freixeiras, Irmã Maria David, Isaac Salazar e a Avenida Flor de Santana. No Mercado de Casa Amarela, o estacionamento pode virar Zona Azul.
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