A Prefeitura de Salvador anuncia nesta terça-feira (31) a abertura do edital para a construção do BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Estação da Lapa à Praça Newton Rique, na região do Iguatemi. De acordo com o secretário municipal da Mobilidade, Fábio Mota, quando o transporte estiver em pleno funcionamento, o usuário fará o trecho entre a Estação da Lapa e a estação rodoviária do Iguatemi em 15 minutos.
O BRT faz parte das modificações na mobilidade que vem ocorrendo na capital baiana e vai integrar com a estação metrô da Rodoviária. A expectativa é que o primeiro trecho do BRT seja entregue no início de 2019. Os ônibus do BRT utilizam uma via exclusiva, sem sinaleiras, e trabalha de forma coordenada. Com isso ele não enfrenta engarrafamento, o que facilita o agilidade no percurso.
Em Salvador o BRT utilizará a via exclusiva que terá 8,6 quilômetros e passará pelo canteiro central da Vasco da Gama, Rua Lucaia, Juracy Magalhães, Avenida ACM, até chegar ao Iguatemi. O sistema também deverá alcançar o bairro da Pituba passando pelo Itaigara, até aeroporto da cidade.
Leia também:
Mobilidade urbana na RM de Salvador terá investimento de R$ 9 bi
Bicicleta avança em Salvador como meio de transporte
Linhas de ônibus metropolitanos são integradas ao metrô de Salvador