A partir desta terça-feira (20), quem aparecer no Sesc Belenzinho, em São Paulo, vai poder vivenciar uma experiência inédita e resgatar os velhos tempos de brincar com um autorama. Trata-se do Bikerama, desenvolvido pela empresa Pedal Sustentável, que há dez anos promove o uso de energia limpa gerada por pedaladas sem a utilização de geradores para armazenamento.
No galpão térreo do Sesc Belenzinho, foi montado um circuito de 10 metros de autorama, com quatro pistas, nas quais mini-bicicletas, com 30 watts de potência cada uma, substituem os tradicionais carrinhos. Ao lado do autorama, estarão instaladas quatro bicicletas conectadas no circuito, sendo que cada uma corresponderá a uma mini-bicicleta. Os visitantes serão convidados a pedalar e assim para poderem sentir a emoção de uma energizante disputa de autorama.
Segundo o engenheiro elétrico José Carlos Armelin, o Bikerama é um estímulo para as pessoas unirem a saúde e a conscientização do uso sustentável de energia. “O combustível das mini-bicicletas vem da energia das pedaladas. Em vez de acelerar, tem de pedalar”, defende o engenheiro.
A concepção visual do Bikerama é do cenógrafo Renato Ribeiro, que idealizou o design das mini-bicicletas.
Como funciona
O Bikerama funciona a partir de um gerador elétrico acoplado a um equipamento de treino (rolo de treino), que transforma as pedaladas em eletricidade. E a eletricidade aciona uma série de traquitanas: televisão, aparelho de som, iluminação, cubos de guitarra, amplificador de voz, games, celulares, notebooks, tablets e outros eletrônicos. A quantidade de energia produzida vai depender da capacidade física de cada ciclista, assim como o efeito visual resultante.
Serviço
O Bikerama ficará no Sesc Belenzinho entre 20 e 25 de setembro, e o horário de funcionamento é das 9h às 22h (de terça a sábado) e de 9h às 20h (no domingo). O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1.000, no Belenzinho, zona leste de São Paulo.
Leia também:
Veja a programação da Semana da Mobilidade 2016
Uso de bicicletas dobrou em 10 anos no Brasil, diz estudo
Motoristas são, em média, 4 kg mais pesados que ciclistas, diz estudo