Há muita mentira na campanha eleitoral que estamos vivendo no Brasil. Um exemplo é o tema da velocidade, que provocou muita polêmica em seu processo de implantação, mas que ao longo de 2015 e 2016 mostrou excelentes resultados, com boa aprovação em São Paulo.
Contra toda a experiência técnica, contra todo o bom senso, candidatos de vários partidos insistem em atacar as políticas de redução de velocidade e acalmamento do trânsito nas cidades brasileiras. O discurso da moda nas campanhas eleitorais é "acelerar, acabar com a indústria da multa", e coisas do tipo.
Para ajudar a esclarecer o assunto, reunimos alguns motivos que justificam plenamente a desaceleração do trânsito. São razões econômicas, de saúde pública, de mobilidade e também de humanidade.
Parada de ônibus após choque de carro em S. Paulo . Foto: Marcos de Sousa
Quinze motivos para reduzir a velocidade nas cidades
#1
Mais de 45.000 pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil
#2
O país está em 4º lugar no mundo entre os países com mais mortes no trânsito
#3
Brasil gasta cerca de R$ 40 bilhões por ano com acidentes de trânsito
#4
Mais de 400 mil indenizações por invalidez permanente são geradas anualmente por acidentes de trânsito (em 2013 foram 444 mil)
#5
Metade das vítimas de acidentes têm entre 18 e 34 anos
#6
Acidentes ocupam leitos do SUS que poderiam estar disponíveis para tratamento de doenças
#7
Recursos economizados com menos acidentes podem ser aplicados na melhoria do transporte coletivo
#8
Carros em menor velocidade têm mais chances de evitar acidentes: uma redução de apenas 5% na velocidade reduz em 30% a chance de acidentes fatais
#9
Risco de acidentes de trânsito a 40 km/h é a metade do que a 50 km/h
#10
Carros em menor velocidade emitem menos poluentes para a atmosfera
#11
Menor velocidade aumenta a fluidez no trânsito, reduzindo congestionamentos
#12
Limite de 50 km/h nas cidades já é obrigatório em mais de cem países do mundo
#13
Cidades da Europa e EUA estão fixando velocidade máxima de 30 km/h em todas as suas vias
#14
Grandes metrópoles, como Nova York, estão realizando a campanha Vision Zero, para zerar as mortes no trânsito. Redução de velocidade é o ponto de partida da campanha
#15
Com a redução da velocidade a perda de tempo nos percursos urbanos é mínima. Não passa de 5 a 7 minutos.
E mais uma: somos seres de carne e osso, muito delicados para nos chocarmos contra toneladas de aço ou de concreto. Vamos com calma!
Quinze artigos sobre redução de velocidade
Reunimos também uma série de artigos, reportagens, vídeos e outros conteúdos que mostram porque é importante reduzir a velocidade nas cidades:
# A lógica das Marginais
# Iphan defende redução de velocidade no Eixão, em Brasília
# Contramão: candidatos querem anular a redução de velocidade
# Vídeo de animação discute redução da velocidade no trânsito
# Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urbanas
# Redução de Velocidade nas avenidas Marginais de São Paulo
# Salvador, metrópole dividida: análise de uma via de alta velocidade
# ANTP apoia redução da velocidade em ruas e avenidas de SP
# Maioria de leitores apoia redução de velocidade do trânsito
# Menor velocidade não significa menor fluxo, diz especialista
# Organizações defendem a redução de velocidade em SP
# Acidentes com vítima nas marginais (SP) cai 29% após redução da velocidade
# Curitiba reduz limite de velocidade para 40 km/h na área central
# Por bike e gente, Edimburgo reduz limite de velocidade a 30km/h
# Ex-prefeito de Londres defende reduções de velocidade no trânsito
Leia também:
Eleições 2016: mobilidade ativa ainda está fora dos debates
Campanha 'Bicicleta nas Eleições' já alcança 45 cidades brasileiras
Quais são as prioridades para a mobilidade ativa nestas eleições?