Dez entidades e movimentos da sociedade civil organizada, defensores do uso da bicicleta como meio de transporte e lazer, que lutam pelo respeito, incentivo e pela plena inserção do modal no cotidiano do tráfego da cidade, querem muito mais que palavras dos candidatos a prefeito de João Pessoa (PB).
Nesta quarta-feira (14), eles vão apresentar e pedir que os candidatos a prefeito da capital assinem a “Carta-compromisso com a mobilidade por bicicleta em João Pessoa”. O documento já está nas mãos dos candidatos e vices.
O documento integra o conjunto de ações da Campanha Bicicleta nas Eleições, promovido pelo coletivo de ciclistas urbanos da capital, que será lançado oficialmente na Praça da Paz, às 18h30.
A carta
Ao longo das oito páginas da carta-compromisso, enviada à candidata Cida Ramos(PSB) e aos candidatos Luciano Cartaxo (PSD), Professor Charlinton (PT) e Victor Hugo (Psol), estão elencadas pautas prioritárias relacionadas à mobilidade urbana por bicicleta. O documento está dividido em temas: segurança e fiscalização no trânsito, educação, infraestrutura e estacionamento, administração pública e planejamento, serviço para usuários de bicicletas e legislação.
O desafio é tornar a mobilidade urbana por bicicleta um compromisso efetivo nos planos de gestão dos candidatos e candidatas ao executivo e legislativo municipais.
"Queremos desafiar os candidatos a usar a bicicleta como meio de transporte, de fato, pedalando até o local de trabalho ou aos compromissos do dia. Afinal, essa é a realidade de milhares de ciclistas que cruzam a cidade todos os dias para estudar ou trabalhar – um direito garantido pela Lei e desrespeitado diariamente nas ruas da cidade”, adianta Caio Henrique, do Cidade Bike.
A ideia é que eles não só assinem o documento como participem do evento, assumindo o compromisso publicamente.
Na luta pela proposta estão o grupos Bike Anjo João Pessoa, Coletivo Cidade Bike, Coletivo UFPBike e João Pessoa que Queremos, contemplados em um edital nacional que apoia a execução da Campanha em 53 cidades brasileiras; além do Engajamundo – Núcleo Local Paraíba, Instituto Soma Brasil, Minha Jampa, Movimento Ciclovias Já, Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e Trama – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo.
Leia também:
Projeto de ciclovia em João Pessoa (PB) vai ligar a Lagoa à Orla
Aprovado na Paraíba projeto que garante ciclovias e calçadas em rodovias estaduais
Campanha 'Bicicleta nas Eleições' já alcança 45 cidades brasileiras