A empresa vencedora vai trabalhar com seis trens de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) adquiridos pelo Estado no próprio Ceará, em uma fábrica localizada na cidade de Barbalha, região do Cariri.
Foram investidos R$ 57 milhões nos aparelhos, que serão responsáveis por atender cerca de 100 mil pessoas por dia na capital cearense, num trajeto de cerca de 13 km atravessando 22 bairros.
“Hoje o trânsito da cidade está saturado, o tráfego é como em grandes metrópoles, por isso é importante investir em mobilidade urbana”, analisou o assessor da presidência da Metrofor, Fernando Mota.
A linha deve começar a operar no final de 2013, com cada trem transportando até 766 passageiros (208 sentados) a um velocidade de 60 km/h (em testes pode chegar a 90 km/h).
Sobre a desapropriação de casas na área que a linha passará, o governo cearense informou que os imóveis já estão sendo avaliados e que será pago o valor integral de cada um. O governador Cid Gomes garantiu que tudo será pago à vista. “Estamos tendo cuidado e respeito com as famílias, inclusive pagaremos a indenização à vista”, afirmou Cid Gomes.
Outras Linhas
A linha Sul do metrô de Fortaleza será entregue em 2012 e tem um trecho de 24 quilômetros, sendo 18 Km na superfície, 3,8 Km subterrâneo e 2,2 Km em elevado. Com capacidade para transportar 350 mil passageiros por dia, as 20 estações da linha Sul vão ligar o centro de Fortaleza e o município de Pacatuba, na Região Metropolitana.
A linha leste está em fase de elaboração do projeto executivo. O governo espera iniciar as obras antes de 2014. Cid Gomes anunciou que terá audiência com a presidenta Dilma Rousseff, na próxima quinta-feira (17.11), para discutir o assunto. “Temos 70% da equação financeira de R$ 3,3 bilhões resolvida. Espero finalizar os outros 30% com a presidenta”.