As organizações paulistanas Ciclocidade e Cidade a Pé lançaram ontem (23) uma nota com comentários sobre o primeiro debate entre os candidatos que concorrem às eleições à Prefeitura de São Paulo. Embora seja uma avaliação específica sobre a capital paulista, cremos que a maior parte das observações seja aplicável a grande parte das cidades brasileiras.
Alguns problemas apontados:
- Nenhuma discussão sobre as condições de mobilidade para o pedestre;
- Discussão viciada e limitada sobre a redução da velocidade no trânsito;
- Nenhum debate sobre políticas de desestímulo ao uso do carro;
- Discussão viciada sobre a expansão do sistema cicloviário da cidade;
- Discussão rasa sobre a inspeção veicular, que mereceria ser aprodundada;
- Nada sobre o incentivo a novos meios de transporte coletivo;
- Nenhum debate sobre a substituição da frota de transportes coletivos por veículos "limpos".
Leia a nota completa em mobilidadeativa.org
Ranking da mobilidade ativa
Em contraponto às pesquisas eleitorais, Ciclocidade e Cidade a Pé publicaram um ranking dos candidatos que estão assumindo compromissos com a mobilidade urbana sustentável. Erundina e Haddad aparecem na liderança, enquanto João Dória está na rabeira. O ranking foi estabelecido com base nos programas dos candidatos e em suas declarações à imprensa.
O site também oferece um panorama das principais demandas para pedestres e ciclistas na cidade. A pesquisa foi realizadacom formadores de opinião e membros de organizações que trabalham pela mobilidade ativa. Os resultados estão na página consulta-publica.
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