Terminal Mercado, do Expresso Tiradentes em SP. Foto: Reprodução/ SPTrans
Os ônibus da cidade de São Paulo que trafegam por corredores exclusivos estão mais rápidos. De acordo com um documento do TCM – Tribunal de Contas do Município, a velocidade média dos coletivos aumentou em 2015 na comparação com o ano anterior. A média foi de 19,3 km/h nos dias úteis, contra 18,4 km/h registrada em 2014, representando uma alta de 5%.
A notícia foi divulgada nos meios de comunicação, junto com a informação de que a administração do prefeito Fernando Haddad não conseguiu atingir a meta de velocidade de 25 km/h nos ônibus nestes espaços. Ou seja, a boa notícia não foi tão boa assim, dependendo do olhar ou do veículo de imprensa.
Os dados referem-se à média de medições feitas em 16 corredores. Já no Expresso Tiradentes, a velocidade média em 2015 chegou a 47,37 km/h no pico da manhã, sentido centro. No pico da tarde, sentido bairro, a velocidade média deste BRT foi de 42,84 km/h.
Filho único da cidade, o BRT Expresso Tiradentes não à toa apresenta desempenho superior aos demais sistemas de ônibus em faixas e corredores. No elevado erguido na Avenida dos Estados, os coletivos do ex-Fura-Fila trafegam sem interferência externa e com pagamento antecipado. São características típicas dos sistemas de Bus Rapid Transit, algo não presente nas demais vias dedicadas ao transporte.
O melhor e o pior
O corredor que teve melhor desempenho em 2015, excluindo o Cidade Tiradentes, foi o Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, sentido bairro/centro no pico da manhã, com média de 22,8 km/h.
Já o corredor com pior desempenho foi o Jardim Ângela-Guarapiranga- Santo Amaro, sentido centro/bairro no pico da tarde, com média de 15,24 km/h.
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