Ciclovia da av. Senador Teotônio Vilela, na zona sul de São Paulo - Foto: Fernando Bike
Bicicletas de todas as cores e modelos tomaram as ruas de São Paulo neste domingo (31). O dia claro, a temperatura amena e o trânsito motorizado um pouco mais leve atraíram as pessoas para as ruas, para passear e também para manifestar-se politicamente.
Na zona sul, o evento do dia foi a inauguração da ciclovia da av. Teotônio Vilela, no extremo sul da cidade, que liga o bairro de Santo Amaro ao distante distrito de Parelheiros. A ciclovia era uma demanda antiga dos cicloativistas da região, que recolheram mais de dez mil assinaturas para estimular a prefeitura a levar as faixas segregadas até o bairro.
Corte da fita simbólica - Foto: Roberson Miguel
Com a obra, milhares de trabalhadores que já utilizam a bicicleta em seus deslocamentos diários poderão circular com mais segurança. E nos finais de semana vai ser possível pedalar até os polos de ecoturismo de Parelheiros, Ilha do Bororé e Colônia, região de Mata Atlântica, explicam os ativistas do Bike Zona Sul. A festa de inauguração atraiu ciclistas do coletivo #cicloviana periferia, de áreas distantes até 40 km, como os grupos que pedalaram desde as zonas Leste e Norte da cidade.
Bicicletada elegante
No centro, o destaque foi a elegante bicicletada tweed ride, com ciclistas paramentados com roupas, calçados e chapéus que lembram o começo do século 20, quando as bicicletas ainda eram o modo de transporte mais chique.
Ciclistas do tweed ride posam para fotos na lendária Estação da Luz - Foto: Marcos de Sousa
O grupo saiu do Teatro Municipal circulou pelas ruas e praças centrais e seguiu até a Estação da Luz, um dos marcos históricos da cidade. Desta vez o ride teve a adesão da Guarda Civil Metropolitana que destacou policiais ciclistas para acompanhar todo o percurso. Bom sinal :-)
Leia também:
Bicicleta nas Eleições
Bicicleta, um meio de transporte em Recife
"Bike vai ser o melhor transporte durante a Olimpíada"