Mas afinal, por que vocês não gostam de carros?
Imagem: Revista Planeo - Artista não identificado
Vira e mexe nós aqui do Mobilize somos desafiados por essa perguntinha, às vezes de modo até bem agressivo. Nossa resposta: não temos nada contra os automóveis, desde que eles sejam afastados das ruas e avenidas que cruzam nossas cidades.
Carros, em nossa visão, devem ser usados nas rodovias e avenidas expressas, longe das pessoas - crianças, jovens e idosos - que querem usufruir da vida urbana em paz. Carros são muito úteis para levar pessoas doentes ao médico, transportar objetos pesados e também para os passeios, para fora das cidades.
No meio urbano, onde hoje vivem cerca de 170 milhões de brasileiros, a solução de mobilidade começa na calçada, passa pelo ponto de ônibus, pela estação do metrô, pelo bonde, barca e bicicleta. Enfim, modos sustentáveis de transporte, que não contaminam o ar, fazem menos barulho e, sobretudo, ocupam menos espaço nas ruas e nos edifícios.
O que é mobilidade urbana sustentável?
Para explicar melhor e - de quebra - apresentar o que é o Mobilize Brasil, estamos publicando a apresentação que fizemos para um evento transmitido pela internet, no ano passado. O conteúdo está mais voltado para São Paulo, mas a mesma lógica pode ser transposta a quase todas as grandes cidades do Brasil.
Leia também:
Trinta Documentários sobre Mobilidade Urbana Sustentável
Barcelona afasta carros, para ser uma cidade para pedestres
Buenos Aires investe em plano de mobilidade urbana sustentável
Estudo Mobilize 2011: Diagnóstico da mobilidade urbana