Projeto de mobilidade urbana utiliza frota de carros elétricos para circular dentro do campus nos EUA. Foto: Business wire/ Divulgação
Com o objetivo de inovar em mobilidade, direcionar o fluxo dos pedestres e prever a necessidade de transporte público, a Ford em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está desenvolvendo um projeto com sensores e algoritmos. O estudo utiliza uma frota de pequenos veículos elétricos com sensores e câmeras para circular pelo Campus da Universidade de Cambridge, detectando assim a movimentação dos carros e o fluxo de pedestres dentro do local.
Os pesquisadores utilizarão um aplicativo móvel para chamar os veículos elétricos que conduzirão os pedestres a qualquer destino do campus com facilidade. Uma espécie de carona. Com esses dados, será possível entender o padrão geral do tráfego de pedestres, condições do tempo, horários de aula, entre outros.
A pesquisa é um dos 30 projetos da Ford, realizado em universidades, que procura oferecer novas soluções de mobilidade para veículos autônomos.
Leia também:
Carros elétricos compartilhados chegam à Fortaleza
Yamaha cria veículos silenciosos, para uso em cidades
Carros autônomos e elétricos levarão indústria automotiva a crescer 2% ao ano até 2030, aponta estudo