Papa Francisco usou o moderno VLT "Krakowiak" para chegar ao local da missa na Polônia. Foto: AFP/Getty Images
O papa Francisco utilizou o meio de transporte público mais característico de Cracóvia (PO): o bonde. Melhor dizendo, o pontífice andou foi de de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para chegar à esplanada de Blonia, onde encontrou centenas de milhares de jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Foram apenas poucos quilômetros, os que separam o arcebispado, onde o pontífice está hospedado, e o parque Jordão, em Blonia, mas Francisco se tornou assim o primeiro papa a andar de bonde.
VLT na Cracóvia
Francisco subiu no modelo de bonde mais moderno de Cracóvia, conhecido como "Krakowiak", que foi enfeitado com as cores da bandeira do vaticano, amarelo e branco, e o escudo papal. O "Krakowiak" opera desde junho de 2015 naquela cidade.
Antes de subir no VLT, o prefeito da Cracóvia, Jacek Krupa, entregou as chaves da cidade a Francisco e com outras autoridades subiram para o pequeno passeio.
No vagão do papa estavam 15 jovens com necessidades especiais, que o acompanharam durante o trajeto, e a quem saudou um a um.
O VLT é um dos veículos de transporte público mais importantes e mais utilizados em Cracóvia, sobretudo pelos mais jovens. Ainda mais nestes dias de visita do papa, em que está proibido o tráfego de carros particulares pelo centro da cidade.
Francisco chegou ontem (27) à Polônia para participar da 31ª JMJ e esta manhã rezou uma missa no santuário de Nossa Senhora de Jasna Gora em Czestochowa.
Leia também:
Depois de 50 anos, bondes voltam a Olsztyn, na Polônia
Futuro promissor para o VLT, avalia estudo
Na França, um VLT que anda a até 100 km/h