Perspectiva artística de estação intermodal do VLT de Maceió. Ilustração: Agência Alagoas
Um importante passo para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre os Trilhos) em Maceió foi dado na sexta-feira (22), com a publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) nos Diários Oficiais da União e do Estado, pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
A PMI torna pública a intenção do governo de Alagoas em realizar uma parceria público-privada que viabilize a construção do VLT que ligará o centro de Maceió ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo.
O edital publicado pelo Executivo estadual autoriza empresas privadas a desenvolverem projetos e estudos de viabilidade da obra, contemplando sua implantação, ampliação, manutenção, operação e gestão do modal.
As empresas interessadas em executar os estudos de viabilidade da obra deverão obter a autorização para a manifestação de interesse em 15 dias úteis, a contar da data da publicação, por meio de requerimento por escrito, considerando o disposto no art. 9º do Decreto Estadual nº 16.879/2011, a ser entregue na Unidade do Programa de Parcerias Público-Privadas na sede da Seplag, Centro.
O projeto
A implantação do VLT será um marco na história de Maceió e Região Metropolitana, por ser tratar do primeiro corredor de transporte de massa do estado. O empreendimento terá 20,1 km de extensão e ligará o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, ao centro de Maceió, utilizando o mesmo espaço das vias urbanas já existentes – Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro -, facilitando o transporte de, aproximadamente, 150 mil pessoas por dia.
O projeto, a ser executado pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), buscará a integração dos diversos modais de transporte, desde o aéreo ao rodoviário, com os ônibus de transporte coletivo municipal, intermunicipais e interestaduais.
O VLT deverá contar com duas estações extremas, uma na região central da cidade, que será construída no mirante do Chalita, e a estação do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, além de quatro terminais de integração modal, que permitem o fluxo de passageiros entre o VLT e os ônibus de transporte coletivo, e outras 13 estações de embarque e desembarque.
Todas essas obras contarão com travessias de pedestres, incluindo equipamentos que promovem a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto do VLT prevê 25 trens, com capacidade para 400 pessoas cada. Nos horários de picos - início da manhã e fim da tarde - essa frota implicaria em aproximadamente 16 mil pessoas sendo transportadas pelo sistema.
As estações previstas para o VLT serão dotadas de infraestrutura, que possibilitará o pagamento anterior ao embarque no veículo, reduzindo o tempo de embarque e desembarque, garantindo assim, maior agilidade e eficiência operacional.
Perspectiva artística do VLT de Maceió. Ilustração: Agência Alagoas
Além disso, o VLT oferecerá quatro linhas de transporte. A primeira, da estação central de Maceió até o terminal do Jardim Petrópolis, na altura do hipermercado Makro. A segunda, da região central à Universidade Federal de Alagoas; o terceiro, do terminal do Tabuleiro dos Martins ao Aeroporto, e a quarta e maior linha, do centro ao Aeroporto Internacional, em Rio Largo.
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