Copenhague: seis metas de mobilidade urbana para 2025

Mobilidade sustentável é um dos principais tópicos considerados no plano Copenhague Carbono Neutro. Bicicleta é a ferramenta central para as mudanças propostas

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Fonte: ArchDaily  |  Autor: Constanza Martínez Gaete  |  Postado em: 21 de julho de 2016

 

As 6 metas de mobilidade urbana de Copenhague para 2025, © Flickr Usuario: Kristoffer Trolle. Licença CC BY 2.0Foto: © Flickr Usuario: Kristoffer Trolle. Licença CC BY 2.0

 

O incentivo de Copenhague para fazer da bicicleta um de seus principais meios de transporte e  o consequente apoio através do desenho urbano e medidas que favorecem a mobilidade sustentável, transformaram a cidade na capital mundial do ciclismo urbano.

 

Em mais de uma ocasião a cidade se destacou  entre as mais amigáveis do mundo em relação ao ciclismo urbano, como por exemplo no Ranking Copenhagenize de 2015 2013 e em uma pesquisa realizada pela Mother Nature Network.

 

Com efeito, a mobilidade sustentável é, sem dúvidas, um dos principais tópicos considerados no plano Copenhague Carbono Neutro 2015, elaborado pela cidade com o objetivo de se tornar a primeira capital do mundo a ter um saldo neutro de emissões de carbono. 

 

© Flickr Usuario: Mikael Colville-Andersen. Licença CC BY-NC-ND 2.0Foto: © Flickr Usuario: Mikael Colville-Andersen. Licença CC BY-NC-ND 2.0

 

1.Os transportes deverão ter o saldo de emissões de carbono neutro;
2. Aumento de 20% no número de usuários de transporte público em relação a 2009;
3. Fazer com que 50% dos deslocamentos casa-trabalho sejam realizados de bicicleta;
4. 75% dos deslocamentos totais deverão ser realizados a pé, de bicicleta ou de transporte público;
5. 20% a 30% dos veículos leves deverão usar novos combustíveis;
6. 30% a 40% dos veículos pesados deverão usar novos combustíveis.

 

Uma das medidas do plano, que tem sido bem recebida em cidades de todo o mundo, estabelece que cada novo edifício tenha uma cobertura verde. Deste modo, busca-se reduzir a temperatura do ambiente urbano e absorver de 50% a 80% das águas pluviais.

 

O plano objetiva transformar a região de San Kjeld no primeiro bairro totalmente sustentável da cidade.

 

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