Moradores resistiram ao corte de árvores para a construção do terminal. Foto: Portal O Dia
Vitória dos moradores em Teresina (PI), que resistiram para preservar um recanto verde da cidade! O Terminal de Integração do Parque Piauí não será mais construído na Praça das Ações Comunitárias.
O anúncio foi feito pelo prefeito Firmino Filho, que adiantou que a Prefeitura adquiriu um terreno nas proximidades da praça para a construção do terminal. Com a decisão, chega ao fim o impasse que havia para dar início à obra. O terreno onde será construído o terminal pertencia à iniciativa privada, mas foi negociado pela Prefeitura. A área fica na avenida Henry Wall de Carvalho, do outro lado da avenida.
O Terminal de Integração do Parque Piauí é um dos oito que estão sendo construídos em toda a cidade. O projeto é que sejam dois por zona. Os primeiros dois terminais já foram concluídos e inaugurados no final do mês passado, na região Sudeste: Terminal do Livramento e Terminal do Itararé. A proposta é reformular o sistema de transporte público da capital permitindo maior racionalidade ao sistema e também que os usuários do transporte público possam se deslocar pagando apenas uma passagem.
Luta da população
Desde o ano passado, a população se colocava contra a construção do terminal na praça, por conta retirada de 97 árvores para a realização da obra. Uma decisão judicial foi favorável à Prefeitura para que o terminal fosse construído no local, mas a resistência continuou.
A Prefeitura, então, decidiu suspender as obras. A realização de uma consulta popular chegou a ser ventilada para que os próprios moradores decidissem a aceitabilidade da construção do Terminal no local. Contudo, a Prefeitura negociou o outro terreno e a obra será retomada em breve.
Leia também:
Árvores cortadas, praças destruídas... O trauma ambiental na obra de 8 terminais em Teresina
Entidades protestam por preservação do canteiro central de avenida em Teresina (PI)
Avenidas sem arborização prejudicam pedestres em Teresina