Na França, um VLT que anda a até 100 km/h

Mas 50 km/h deverá ser a velocidade comercial do bonde/trem (pois corre tanto sobre leito ferroviário como na área urbana) em teste num subúrbio de Paris

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Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 14 de julho de 2016

 

Modelo Citadis Dualis, da Alstom, que será usado na futura Linha T11 Express. Foto: SNCF 

 

A Alstom está fornecendo 15 Veículos Leves sobre Trilhos para operação da futura Linha T11 Express, no subúrbio a norte de Paris. O primeiro trem do modelo Citadis Dualis chegou ao pátio da empresa SNCF – Société Nationale des Chemins de Fer Français, e deve iniciar testes e comissionamento.

 

A nova linha deve ser entregue em duas fases, e será erguida sobre uma adaptação de um leito ferroviário antes usado para o transporte de cargas, possibilitando o transporte de passageiros entre distritos no norte da cidade.

 

Quando completa, a linha deverá ter 28 km de extensão, fazendo a ligação entre a comuna de Sartrouville, no noroeste da cidade, e Noisy-le-Sec, a leste. A primeira fase do projeto deve abrir para passageiros em julho de 2017, com 11 km entre Epinay-sur-Seine e Le Bourget, com sete estações.

 

Os novos trens foram projetados para trafegar a uma velocidade de até 100 km/h, no entanto a velocidade comercial deve ser de 50 km/h.

 

Este tipo de VLT permite operação mista, sendo parte em redes urbanas, bem como sobre redes ferroviárias regionais. “Citadis Dualis combina as vantagens de um trem com os de um bonde”, diz a fabricante francesa. O modelo ainda é projetado para rodar tanto com combustível a diesel, como com eletricidade.

 

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