Reprodução/Facebook
O serviço do Bus Rapid Transit, o BRT, iniciou de forma experimental no sábado (2), em Belém. Mas logo nas suas primeiras viagens, passageiros denunciaram que a rampa de acesso ao ônibus não está nivelada com a estação, dificultando o acesso ao veículo, principalmente por pessoas com dificuldade de locomoção.
Em nota, a prefeitura de Belém informou que todas as estações do BRT estão dentro das normas técnicas e que todos os ônibus do modelo BRT têm a mesma altura da porta. Disseram ainda que checaram o acionamento das rampas e detectaram que os motoristas estavam parando muito perto da estação, não deixando o ângulo livre para acoplar a rampa à calçada.
O serviço experimental do BRT estará disponível para a população pelo período de 15 dias. Os ônibus do modelo especial começam a circular às 9h e vai até às 16h, com intervalos de 20 minutos entre os veículos, exceto o período da hora do almoço, que é compreendido de 12h às 14h, quando o intervalo de saída dos ônibus aumenta para 30 minutos. A duração do trajeto Estação Antônio Baena à Estação Mangueirão é de 20 minutos.
Leia também:
BRT de Belém funcionará de forma experimental a partir de julho
Veja quais linhas vão integrar o BRT no Terminal Mangueirão, em Belém
Licitação selecionará empresa para o transporte hidroviário em Belém