Um grupo com cerca de 100 pessoas renovou a pintura de uma ciclofaixa não oficial na Avenida Independência, em Piracicaba (SP), para lembrar dois anos da morte de Nikolas Gomes Camilo, de 20 anos. O jovem era estudante do curso de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP no município, e morreu atropelado por um ônibus em 2014. O protesto, que fechou uma das faixas da avenida, também cobrou da Prefeitura que sejam construídas ciclovias e ciclofaixas na cidade.
Com a maioria dos participantes de bicicleta, um ato na noite desta terça-feira (28) percorreu a Avenida Independência e foi até a Rua Regente Feijó, onde o universitário foi atropelado por um ônibus do transporte público. A frase “queremos ciclovia do Centro até a periferia” foi pintada com tinta branca no asfalto do cruzamento.
Representantes do ato conversam com policiais militares em Piracicaba (Foto: Pietra Polo)
Manifestantes pintaram ciclofaixa em avenida de Piracicaba (Foto: Pietra Polo)
O grupo pintou a ciclofaixa com moldes durante todo o trajeto e no fim do percurso se reuniu em frente à “ghost bike”, uma bicicleta pintada de branco, que está acorrentada a um poste do cruzamento desde o primeiro protesto contra a morte do ciclista. No local os participantes realizaram um sarau em homenagem ao jovem.
Grupo fez ciclofaixa na Avenida Independência (Foto: Thainara Cabral/G1)
'Se a Prefeitura não faz...'
O ato foi organizado pelo Coletivo Piracema, Grupo de Mobilidade Urbana Sustentabilidade (Grumus), Centro Acadêmico da Esalq (Calq), além do grupo Bicicletada de Piracicaba. Segundo os manifestantes, a Prefeitura não constrói ciclovias e ciclofaixas na cidade desde 2012. Além de homenagear a morte do estudante, a passeata também pediu mudanças na mobilidade urbana.
De acordo com Mariana Pedrozo, integrante do Coletivo Piracema, foram gastos R$ 100 em uma lata de tinta branca de 18 litros, que conseguiu pintar a ciclofaixa em parte da avenida com moldes feitos de papel. “Quantos acidentes mais serão necessários para que haja mudanças no cenário da cidade? Se a Prefeitura não faz, a gente faz”, afirmou.
Resposta da Prefeitura
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba não se manifestou sobre as críticas do grupo até as 13h30 desta quarta-feira (29).
Protesto fechou uma das faixas da Avenida Independência em Piracicaba (Foto: Pietra Polo)
Faixa cobrava construção de ciclovias em Piracicaba durante protesto (Foto: Pietra Polo)
Com 'ghost bike', grupo lembrou morte de ciclista em avenida de Piracicaba (Foto: Pietra Polo)
Durante ato, grupo pediu respeito aos ciclistas (Foto: Pietra Polo)
Leia também:
Piracicaba inicia obras para implantar corredores de ônibus em avenidas
Boletim de Mobilidade Urbana, do Observatório Cidadão de Piracicaba
USP de Piracicaba (SP) inaugura ciclofaixas