Suécia inaugura a primeira estrada elétrica do mundo

Projeto piloto em estrada no norte de Estocolmo recebe caminhões que usam sistema articulado conhecido como pantógrafo que permite se conectarem à rede elétrica

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Fonte: BBC Brasil  |  Autor: BBC  |  Postado em: 30 de junho de 2016

Caminhão conecta-se às linhas de eletricidade sobr

Caminhão conecta-se às linhas de eletricidade sobre a pista

créditos: Scania CV AB

Até 2030, a meta da Suécia para o setor de transporte é não utilizar mais os combustíveis fósseis. O desafio é reduzir a contaminação produzida por caminhões de carga que, no país nórdico, representam 15% das emissões de dióxido de carbono.

 

Quando se trata de emissões dos automóveis, já existe no mercado soluções, como os carros elétricos e híbridos. Mas para os veículos pesados, o que está em testes é uma solução inovadora: autoestradas elétricas - as primeiras dos mundo. Nelas, os caminhões podem ser alimentados por uma rede elétrica graças a um sistema de distribuição de energia parecido com o utilizado nas linhas de trem da Europa.

 

O projeto, conhecido como eHighway, acaba de ser inaugurado em um trajeto de dois quilômetros da autoestrada E16, ao norte de Estocolmo. Os veículos híbridos que por lá passam contam com um mecanismo instalado no topo da boleia do caminhão, chamado de "pantógrafo inteligente", que é acionado automaticamente quando entra neste trecho da via, conectando-se às linhas de eletricidade instaladas sobre a pista.

 

Diferentemente dos ônibus elétricos tipo trólebus, os caminhões podem se desconectar da rede quando precisam trocar de pista - para ultrapassar outro veículo, por exemplo. Nesse caso, o caminhão volta a usar diesel. A velocidade máxima alcançada pelo veículo, quando conectado à rede elétrica, é de 90 km/h.

 

"O eHighway é duas vezes mais eficiente que os motores convencionais de combustão interna", explica Roland Edel, engenheiro-chefe do departamento de mobilidade da Siemens, a empresa alemã responsável pelo projeto. "(Nossa) inovação consiste em alimentar os caminhões com a energia que vem das linhas (elétricas)."

 

Durante o tempo em que estes veículos estão se movendo com eletricidade, eles não emitem dióxido de carbono e tem uma eficiência de 80%. "O consumo de energia se reduz à metade", reitera Edel. E a cada vez que o condutor freia, alimenta a rede elétrica com a energia cinética que é liberada.

 

Este ano, a empresa alemã informa que fará um piloto parecido na Califórnia, nos Estados Unidos, em um trecho de três quilômetros da estrada que conecta o porto de Los Angeles a Long Beach.

 

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