A São Paulo Transporte (SPTrans) apresentou nesta sexta-feira (17) o primeiro ônibus da capital paulista com suporte para levar bicicleta. Até o fim do ano, 908 outros coletivos serão adaptados para transportar as bikes, quantidade que abrange todos os veículos do modelo superarticulado, com capacidade para transportar até 171 passageiros.
Os ciclistas paulistanos poderão utilizar a novidade apenas em horários específicos. Nos dias úteis, das 10h01 às 15h50 e das 19h01 às 5h59, e, aos finais de semana a partir das 14h do sábado até as 5h59 da segunda-feira. Nos feriados, o embarque das bicletas será autorizado das 19h01 do dia anterior até as 5h59 do dia posterior.
O equipamento será instalado no interior do ônibus, na parte traseira, perto da última porta de desembarque. O ciclista terá, portanto, que entrar pelos fundos do coletivo e fixar sua bicleta no suporte para então pagar sua tarifa, que terá o mesmo custo da passagem normal. O deslocamento da bike no veículo é de responsabilidade do usuário.
Os ônibus terão capacidade para levar apenas uma bicicleta por vez. Um adesivo colado na frente do veículo vai indicar se o coletivo está equipado com o suporte para bike.
Leia também:
SP não cumpre lei que prevê 100% dos ônibus adaptados para deficientes
Engenheiro brasileiro quer usar matemática para eliminar baldeações de ônibus
São Paulo terá festival de filmes sobre mobilidade urbana