A Prefeitura de Taubaté anunciou que pretende lançar em breve a licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras de alargamento de calçadas em nove vias da região central.
A informação foi divulgada pela secretária de Mobilidade Urbana, Dolores Moreno Pino, a ‘Lola’, durante entrevista para a TV Câmara.
O lançamento da licitação vai ocorrer dois anos após o anúncio do projeto, no segundo semestre de 2014. O projeto será executado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
Procurada, a prefeitura não informou o valor do contrato, a relação das ruas que receberão o serviço e o prazo para a execução da obra. Em 2014, três ruas foram citadas: Carneiro de Souza, Chiquinha de Mattos e Anizio Ortiz Monteiro.
Pedestre sem espaço
A secretária Lola comentou que há de fato, na região central, calçadas muito, muito estreitas:
“Nós chegamos ao cúmulo de ter calçadas com 50 centímetros, onde só cabe um poste da Bandeirante, e o pedestre tem que ir para a rua para circular. É um absurdo”, desabafou.
Para Flavio Mourão, especialista em planejamento urbano, como as ruas da região também são estreitas, o projeto deverá contemplar intervenções no trânsito. “A solução pode ser uma rua em que passe apenas um carro, sem espaço para estacionamento. A prioridade na locomoção deve ser sempre para o pedestre e para o transporte coletivo”.
Leia também:
São José e Taubaté (SP) adotam assento 100% preferencial nos ônibus
Em Taubaté (SP) vereadores autorizam US$ 60 mi para mobilidade
Pessoas com mobilidade reduzida sofrem com as calçadas de Taubaté (SP)