As estações de carros compartilhados de Fortaleza começam a ofertar o serviço até 30 de julho, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (1º), durante a inauguração da primeira estação de bicicletas integradas ao transporte público, realizada no Bairro Parangaba. A previsão inicial era de que o serviço começaria em abril.
Segundo o prefeito, o projeto piloto dos carros compartilhados conta com três veículos durante o período de testes de uso. "Passada essa fase de testes, a previsão é que até o final de agosto 20 carros do projeto já estejam circulando pela cidade", afirma.
De acordo com Roberto Cláudio, os locais das estações que abrigarão os carros ainda não foram escolhidos. "Já temos dez estações pré-estabelecidas, mas ainda não definimos as microáreas que serão beneficiadas, isso será feito usando critérios como locais que são centros de atração que reúnem um grande número de pessoas, demanda da população e dificuldade no trânsito", disse.
A política de uso do carro compartilhado será a mesma já utilizada no caso das bicicletas. Os usuários deverão fazer um cadastro e usar o bilhete único para poder ter acesso ao veículo.
Apesar de apenas usuários habilitados poderem usar os carros, Roberto Cláudio não descarta o risco de pessoas sem habilitação usarem os veículos. "Isso só acontecerá se alguém cadastrado passar o cartão e a senha para terceiros, assim a pessoa estará cometendo um crime de forma consciente e através do cadastro poderemos identificar os responsáveis." Assim como as bicicletas, o usuário do carro compartilhado será responsável pela integridade do veículo.
Roberto Cláudio ressalta que a compra e a manutenção dos carros não envolvem recursos públicos. "Estamos entrando com a inteligência e com a logística, os demais são feitos pelos patrocinadores, em troca do mobiliário urbano, quando a empresa obtém o direito de divulgar sua marca nos veículos."
Bicicletas Integradas
Primeira estação de bicicletas compartilhadas é inaugurada em Fortaleza (Foto: Lena Sena/ Do G1 CE)
A primeira estação do Bicicleta Integrada foi inaugurada nesta quarta-feira (1º), ao lado do Terminal de Ônibus da Parangaba. O sistema possibilita que as bicicletas sejam integradas ao transporte público de Fortaleza. A primeira estação conta com 50 bicicletas.
De acordo com o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, o novo sistema Bicicleta Integrada foi pensado para trazer mais comodidade, principalmente aos trabalhadores durante o percurso para o trabalho e o retorno para casa. "Com as bicicletas os usuários terão mais comodidade para se deslocar, além disso garante economia de dinheiro e tempo", afirma.
Diferente do Bicicletar, a utilização das bicicletas do Bicicleta Integrada será gratuita, bastando que o usuário realize cadastro presencialmente no Posto de Cadastramento do Terminal da Parangaba. Para isso, será necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, Bilhete Único cadastrado no CPF do usuário e número de telefone celular válido e pessoal.
O usuário poderá utilizar o benefício de forma ilimitada, desde que respeite um intervalo mínimo de 15 minutos entre cada uso. Cada usuário poderá ficar com a bicicleta por até 14 horas, possibilitando, inclusive, o pernoite com o equipamento.
A bicicleta pode ser retirada via Bilhete Único, Autoatendimento, ligando para 4003-0386 ou pelo aplicativo Bicicleta Integrada.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio de Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).
Leia também:
VLT de Fortaleza inicia operação em setembro, diz governador
Bicicletas do Brasil invadem São Paulo
Equipamento de fiscalização eletrônica é instalado em ciclovia de Fortaleza