Estudos para a viabilidade de um Veículo Leve Sobre Trilhos em Teresina foram iniciados pelo governo do Piauí.
De acordo com Viviane Moura, da Superintendência de Parcerias e Concessões, todo o sistema ferroviário da capital passará por uma modernização: “Começamos a estudar agora o VLT. Queremos estruturar as quatro linhas planejadas, já que a viabilidade econômica e financeira dele depende dessas linhas funcionando”, afirmou.
Com a modernização, o metrô vai deixar de existir e o novo meio de transporte entra no lugar. O estudo vai contemplar ainda a necessidade de integrar o VLT com outros meios de transporte. Cerca de R$ 400 milhões serão investidos. “O Estado tem recursos de quase R$ 440 milhões. Para a implantação da linha 1, ainda vai precisar mais R$ 250 milhões, ou seja, precisa de investimento da iniciativa privada”, explica Moura.
A superintendente defende a Parceria Público-Privada (PPP) para em seguida licitar a obra, operação e manutenção do sistema. "Ou seja, na licitação entrará uma empresa que vai ser responsável pela construção – modernização e reforma -, além da entrega do VLT funcionando junto com a operação e manutenção”, conclui.
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