Se você mora em alguma grande cidade brasileira, provavelmente já está mais do que familiarizado com a sensação (de impotência!) de ficar horas preso no trânsito para fazer o trajeto casa-trabalho. Para ter uma ideia: se você passa três horas no trânsito, todos os dias, para fazer o percurso (e a maioria dos brasileiros passa!), significa que você terá três anos, seis meses e 28 dias da sua vida perdidas dentro do carro. TRÊS ANOS, SEIS MESES E 28 DIAS! Já pensou tudo o que daria para fazer nesse tempo?
Para tentar reduzir esse stress diário, o ideal é procurar um meio de transporte alternativo. Entre as opções, o compartilhamento de carro é, com certeza, uma boa pedida. Não diminui o tempo de locomoção, é verdade, mas pelo menos alivia para o motorista: uma vez você dá carona, na outra vai e volta no banco do passageiro e assim todo mundo se estressa um pouco menos. Sem contar a companhia no trânsito e a oportunidade de rachar os gastos com estacionamento e combustível!
Para fazer a carona compartilhada acontecer, não é difícil. A comunicação é a chave do sucesso. Já parou para pensar quantas pessoas no seu prédio trabalham na mesma região que você e poderiam dividir o transporte? A tecnologia pode ajudar nessa missão. Listamos, abaixo, 11 aplicativos que prometem ajudar a achar companheiros para sua carona solidária. Confira!
1. BYND
2. CARONETAS
3. BLABLACAR
4. MOBIAG
5. CARONA DIRETA
6. MELEVA
7. ZAZNU
8. UBER
9. BEEP ME APP
10. FLEETY
11. DE CARONAS
Leia também:
Sete caminhos para a mobilidade urbana
Seja racional, vá de carona
Chegamos, enfim, à era dos carros compartilhados?