Camberra, a capital da Austrália, deve construir sua primeira linha de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), anunciaram as autoridades da cidade. O custo estimado do projeto é 710 milhões de dólares.
O consórcio que executará a obra é a “Canberra Metro”, uma parceria das empresas Contractors CEC, John Holland, Mitsubishi Corp, Aberdeen investimentos em infraestrutura, Deutsche Bahn internacionais e a CAF.
As obras estão previstas para serem concluídas em 2018, e o transporte dos passageiros deve ter início em 2019. O operador irá explorar a linha e ficará responsável pela manutenção do sistema por 20 anos.
Em sua primeira fase, a linha terá 12 km de extensão, com 13 paradas e até 6 minutos de intervalo, operados com 14 trens produzidos pela Caf.
Na Austrália, as cidades de Melbourne, Sydney, Adelaide e Gold Coast já contam com sistemas do tipo. Além de Canberra, o país tem priorizado o transporte sobre trilhos e planeja implantar o sistema de VLTs também em outras cidades.
Leia também:
Sydney, exemplo de mobilidade para o mundo
Melbourne planeja primeira linha de metrô subterrâneo
Quanto custa andar de VLT pelo mundo?