Terceira estação do VLT de Santos (SP) é finalizada

Estação Bernardino de Campos, no Canal 2, deve ser inaugurada em junho. VLT da Baixada opera hoje com 7 km de extensão, dos 11,5 km previstos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Assessoria EMTU  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de abril de 2016

Uma das nove estações do VLT de Santos em operação

Uma das nove estações do VLT de Santos em operação

créditos: EMTU/ Divulgação

 

As obras civis da Estação Bernardino de Campos, localizada na Av. Francisco Glicério, próximo ao Canal 2, foram finalizadas e nesta quarta-feira (27) receberam a visita do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na ocasião, também foi feita a entrega de mais dois veículos do VLT da Baixada. 

 

Décima estação do trecho Barreiros-Porto do VLT - e terceira do trecho santista, com obras já finalizadas, a Bernardino de Campos marca a finalização de 7 km, dos 11,5 km previstos para o sistema. A previsão é de que em junho próximo o VLT esteja operando até essa estação. Nesse período, serão realizados testes operacionais entre a Estação Bernardino de Campos e a Estação Pinheiro Machado, informa a EMTU.

 

O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários, funcionando das 7h às 19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Desde o início da operação-teste, em abril de 2015, foram transportados mais de 100 mil usuários. 

 

Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros-Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. Segundo os responsáveis pela obra, as estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, em Santos, além do Terminal Barreiros, em São Vicente, deverão estar operando até dezembro de 2016. 

 

Quatorze VLTs já desembarcaram na Baixada Santista. A chegada do 15º VLT está prevista para julho. Em 2017 serão entregues os sete veículos restantes do total de 22 VLTs contratados. 

 

Com 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura, cada composição tem capacidade para 400 usuários. A velocidade média é de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h). Os veículos são equipados com ar-condicionado e o piso é 100% baixo, para facilitar a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

 

Integração  

Um passo importante para o sucesso do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), do qual faz parte o VLT, é a integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da Baixada Santista. 

 

Em junho de 2016 terá início a primeira etapa desta integração, com as linhas intermunicipais. São, preliminarmente, 37 linhas gerenciadas pela EMTU/SP e que circulam no raio de 400 metros ao longo da linha do VLT. A frota de cerca de 350 ônibus atende diariamente 150 mil passageiros por dia. Já a integração com as linhas municipais deve ocorrer até o final de 2016, informa a EMTU. 

 

Leia também:

Ciclistas pedem vagão bicicletário dentro do VLT de Santos (SP) 

VLT de Santos retorna aos trilhos com movimento menor de passageiros

VLT de Santos (SP): cartões de embarque já estão à venda 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário