A cidade de Boa Vista (RR) inaugurou este ano de 2016 seus primeiros 8 km de ciclovia. Apesar do pouco tempo de inauguradas, nestas vias exclusivas para bicicletas há flagrantes de desrespeito, como mostram vídeos publicados nas redes sociais por moradores da capital de Roraima.
Vale lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 574,62 e sete pontos na carteira de habilitação para quem transitar com o veículo em ciclovias e ciclofaixas. Quem estaciona sobre a faixa exclusiva para bicicletas também pode ser multado em R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.
A advogada Fabiane Almeida afirma que se sente mais segura pedalando nas ciclovias, mas reclama da atitude de alguns motoristas. "Quando a gente está na ciclovia os carros passam correndo demais, assusta quem está na bike", disse.
Em Boa Vista, a fiscalização é feita por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). Ainda assim, até agora nenhum veículo foi multado na cidade por trafegar ou estacionar no espaço destinado aos ciclistas.
De sua parte, a Prefeitura de Boa Vista explica que está produzindo campanhas de conscientização sobre o assunto. Na capital, o projeto de mobilidade urbana prevê a construção de 50 km de ciclovias.
Leia também:
Primeiro trecho da ciclovia de Boa Vista vai beneficiar moradores da Zona Oeste
Cidades acessíveis. Para todos
Primeira ciclovia de Boa Vista começa a ser construída