Para celebrar os 400 anos da morte do escritor William Shakespeare, que acredita-se que aconteceu em 23 de abril, o metrô da cidade de Londres criou um mapa especial renomeando suas linhas e estações com os nomes dos mais célebres personagens e peças do Bardo.
A iniciativa surgiu de uma parceria entre Trasport for London, responsável pelo famoso "tube" londrino, e a organização Shakespeare's Globe, que ajudou na criação do mapa, que está sendo vendido nas estações e pela internet desde esta segunda-feira (18).
Cada linha do metrô da cidade foi dedicada a um tema escrito por Shakespeare em suas obras e cada estação foi rebatizada a partir disso. Por isso, se alguém pretende ir a Westminster, o coração da política no Reino Unido, por exemplo, deve descer na estação "Rei Lear".
Já se quer relaxar no St. James Park, deve-se passar pela estação Tito Andrônico, nome inspirado na peça mais sangrenta do escritor. Além disso, as famílias Montecchio e Capuleto, de "Romeu e Julieta" estão lado a lado na linha Fathers & Kings (Pais & Reis), normalmente chamada de Jubilee, e a estação St. Paul se tornou Lysander (Lisandro), um dos principais personagens da comédia "Sonhos de Uma Noite de Verão".
O mapa também conta com o nome dos três teatros onde as obras de Shakespeare eram representadas, o Globe, o Blackfriars e o Curtain, em Shoreditch.
Leia também:
Metrô de Londres começará a funcionar de noite a partir de julho
Londres terá mais bicicletas do que carros nos próximos anos
Metrô de Londres testa tecnologia que "recicla" energia