Entrou em operação neste final de semana em Budapeste, o veículo leve sobre trilhos que é considerado "o mais longo do mundo". Operado pela empresa pública BKV Zrt., o Caf Urbos tem nove estágios e quase 56 metros de comprimento, com 326 assentos e capacidade total para 562 passageiros.
O novo veículo integra um projeto de modernização iniciado em 2014 pela prefeitura de Budapeste na chamada Linha 1 do sistema de trams, incluindo a compra de 37 veículos de piso baixo e a opção - caso a experiência dê certo - de adquirir outras 87 composições da empresa espanhola Caf. A iniciativa foi viabilizada com 99,3% de recursos do Fundo Europeu e o restante dividido entre o governo federal da Hungria e a prefeitura de Budapeste.
A primeira etapa inclui a compra de doze composições longas Caf Urbo e outras 25 menores, com 34,2 metros, algumas já em operação. Todas são equipadas com sistema de ar condicionado, sistema audio-visual de informação, contagem automática de passageiros e sistema de gravação interna de vídeo. Segundo informações da Caf, os novos trams poderão ser facilmente adaptados para o sistema de alimentação sem fio, semelhante ao recém-implantado no VLT Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.
Rede de VLTs em Budapeste, Hungria: 33 linhas e 160 km de trilhos
A capital húngara mantém sua rede de "trams" desde 1866 e conta hoje com 33 linhas, quase 160 quilômetros de trilhos e mais de 600 paradas. Segundo dados da operadora, a rede transporta anualmente cerca de 390 milhões de passageiros, ou cerca de 1 milhão de pessoas/dia.
Apenas para referência, segundo dados da ANTP, nos anos 1940, São Paulo chegou a ter quase 260 km de trilhos de bondes, que transportavam cerca de 350 milhões de passageiros/ano. Naqueles tempos, a cidade tinha apenas 1,4 milhão de habitantes.
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