Membros do CAU/PI (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí) estiveram presentes na manifestação ocorrida na noite de terça-feira (29) na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, para protestar a favor da preservação do canteiro central da avenida. De acordo com o presidente do Conselho, Emanuel Rodrigues, o Ministério Público do Estado já ingressou com uma ação preventiva pelo embargo da obra.
Na visão dos organizadores do evento em defesa da preservação da avenida, a obra, além de prejudicar o passeio de pedestres, deve depredar e desconfigurar completamente um dos maiores símbolos históricos de Teresina. Além disso, os organizadores apontam que as modificações na avenida não garantem maior fluidez para o trânsito, nem mais conforto para as pessoas.
“O Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana deste ano envolve a retirada do canteiro central da avenida Frei Serafim prejudicando assim o patrimônio da capital que é o ícone de divisa entre as zonas Norte e Sul de Teresina. Somos contra essa modificação por entendermos que irá destruir parte da história da capital”, afirma Emanuel Rodrigues.
O projeto visa construir oito pontos de ônibus no local do canteiro. Além de arquitetos, participaram ainda da manifestação ciclistas do “Pedal Noturno”, membros do Crea-PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e OAB-PI.
Leia também:
Ponte só para carros. Obra em Teresina destrói o verde e espreme pedestres e ciclistas
Uma ponte, mais um beco sem saída
Árvores cortadas, praças destruídas... O trauma ambiental na obra de 8 terminais em Teresina