Termo de cooperação técnica científica e financeira para a criação de um centro de excelência em soluções tecnológicas de mobilidade e equipamentos urbanos foi celebrado na tarde desta terça-feira (29) entre a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Prefeitura e a Urbs (Urbanização de Curitiba).
O projeto, inédito na cidade, será realizado por meio de pesquisas que farão o mapeamento e, dependendo do diagnóstico, servirão como base para futuras intervenções na mobilidade urbana. Estima-se que até o final de 2016 o plano de trabalho esteja concluído.
No campus
A ideia inicial é aplicar a pesquisa no campus da PUC-PR, no bairro Prado Velho, que é um polo gerador e atende a um público de mais de 30 mil pessoas por dia. De acordo com as partes envolvidas, as soluções podem ser ampliadas para outras áreas e servirem de modelo e exemplo para outras instituições e cidades.
“Tenho certeza que teremos excelentes resultados que irão contribuir para ações de planejamento e mobilidade na cidade”, disse o prefeito Gustavo Fruet durante a assinatura do convênio. Já o o Pró-Reitor Administrativo e de Desenvolvimento da PUC-PR, Paulo de Paula Baptista, reafirmou o interesse na proximidade entre as instituições para encontrar e agilizar soluções de mobilidade urbana para Curitiba. "Estamos colocando nossa escola de arquitetura e profissionais gabaritados para atuar neste projeto”, disse Baptista.
A WRI Brasil – Cidades Sustentáveis auxiliará o projeto nas áreas de suporte, gestão e logística. Segundo o diretor da empresa no Brasil, Luis Antonio Lindau, “Curitiba é uma referência em várias áreas de sustentabilidade e reconhecida como capital ecológica. Portanto, esse projeto tem tudo para expandir e servir de exemplo na redução da emissão de CO2 e melhoria da mobilidade urbana”, finalizou.
Leia também:
Em Curitiba, Cartão Respeito amplia tempo de semáforo para pessoas com deficiência
Primeiro ônibus híbrido articulado da América Latina chega a Curitiba
Curitiba anuncia o primeiro calçadão de bairro da cidade