O Mobilize lança hoje (30) um novo blog, o "Acessibilidade sobre Rodas", comandado por Raquel Arruda, uma cadeirante muito ativa, apaixonada por literatura, escrita e música, entre tantos outros assuntos. A mobilidade urbana, por exemplo, é um dos temas que ela acompanha, que faz parte do seu dia a dia e sempre estará em pauta no seu blog. "Pretendo privilegiar a discussão sobre a inclusão e a luta pela acessibilidade e contra o preconceito", declara Raquel.
Embora sofra de paralisia cerebral congênita, a moça vai logo avisando: "A deficiência nunca foi uma barreira para mim, muito pelo contrário; ando sempre com um sorriso no rosto e uma imensa vontade de viver".
Neste primeiro artigo, nossa nova blogueira decidiu sair às ruas e fazer uma comparação sobre como anda a acessibilidade nos meios de transporte da capital paulista, onde ela mora. Usuária do transporte público, Raquel avaliou, do ponto de vista do deficiente físico, como os sistemas de ônibus, trens (CPTM) e metrô estão preparados para receber este passageiro com necessidades especiais. A conclusão, o leitor pode conferir no primeiro artigo do Acessibilidade sobre Rodas.
Leia também:
Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público
Ministro das Cidades e atleta paralímpico testam e aprovam VLT do Rio
Lei Brasileira de Inclusão, em vigor, obriga prefeituras a manter calçadas acessíveis