A cidade de Blumenau vem dando indicativos de qual é a nova prioridade para a sua região central: despertar a caminhabilidade. As evidências estão em ações como a busca pela ampliação da Rota de Lazer na Rua XV de Novembro, a redução de vagas de estacionamento e de velocidade dos carros em ruas do Centro, e a implantação do futuro calçadão na Rua Capitão Euclides de Castro, essa última uma iniciativa que partiu de proprietários de imóveis do local em parceria com a prefeitura.
Só há vantagens em mudar a paisagem, afirma Sérgio José Gonçalves, proprietário do Polpetta, estabelecimento localizado na via que em breve será um calçadão, a famosa Rua do Brueckheimer. Em experiências anteriores, quando o acesso foi fechado para carros, o empresário conta que o público lotou o espaço.
"A calçada aqui é estreita, o que dificulta a passagem das pessoas. Além disso, poucos carros usam o local como passagem. Não há perdas para ninguém ao desviar o fluxo de veículos, só vantagens", avalia Gonçalves sobre o calçadão.
Já a ampliação aos domingos da Rota de Lazer na Rua XV — que terá um teste de horário estendido nos domingos de 3 e 10 de abril — entusiasma a arquiteta e urbanista Amanda Tiedt.
A arquiteta explica como ocorreu a proposta de rever o horário: "De manhã cedo sempre tem pouquíssimas pessoas, mas mais tarde, como é domingo, o movimento aumenta. Como já existia a ferramenta Panela de Pressão (aplicativo que permite contato direto com governantes) na rede Minha Blumenau, nós colocamos um painel na Rua XV pedindo para pessoas o que elas achavam que precisava ter na Rota e 95% pediram pela ampliação de horário".
Ela destaca ainda que as pessoas se sentem mais seguras ao caminhar em um local com boas condições de mobilidade: "Muitas calçadas não têm acessibilidade, então ali é o momento que elas sentem total liberdade para caminhar".
Veja a seguir quais são as iniciativas que estão mudando o Centro de Blumenau:
Rota de Lazer na Rua XV
A Rota de Lazer, que fecha semanalmente a Rua XV, surgiu pela primeira vez em setembro de 2010 e foi retomada em junho de 2012. Recentemente a rede Minha Blumenau iniciou uma campanha e a prefeitura decidiu testar um horário ampliado nos dias 3 e 10 de abril, quando a rua ficará fechada até as 17h, e não até o meio-dia.
Redução de velocidade
Anunciada em dezembro, a redução da velocidade máxima em algumas vias de Blumenau já está valendo. Até agora, a Secretaria de Serviços Urbanos instalou novas sinalizações nas ruas Itajaí e Antônio Treis, no bairro Vorstadt, e em pelo menos outras cinco ruas da região central, como a Curt Hering e transversais, onde a velocidade máxima permitida agora é de 30 km/h. Além disso, durante a implantação do binário da Alameda Rio Branco e da Rua Nereu Ramos, houve ações como recuperação dos passeios públicos e implantação de faixas de pedestre elevadas, além de ilhas de segurança.
Calçadão da Rua Capitão Euclides de Castro
O projeto prevê que o trecho de 107 metros seja destinado aos pedestres. A prefeitura fará a remoção do pavimento e a abertura de valas para drenagem e os proprietários dos imóveis participam com R$ 120 mil para a instalação de paver e colocação de mobiliário. A previsão é que as obras comecem em abril e sejam concluídas em 90 dias.
Caminhabilidade
Termo traduzido do inglês (walkability), é um conceito que mensura o quanto uma região é amigável ao pedestre. Está relacionado a acessibilidade e facilidade dos deslocamentos a pé.
Leia também:
Em Blumenau (SC) tachões piscam quando pedestre está na faixa de segurança
Curitiba anuncia o primeiro calçadão de bairro da cidade
Projeto do Cais Mauá em Porto Alegre prevê calçadão e novas praças