Ônibus articulados já circulam em Aracaju. BRT ainda depende de obras

Capital e três cidades próximas devem formar consórcio para sistema de ônibus rápido intermunicipal. Dez articulados começaram a circular nesta semana

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa*  |  Postado em: 22 de março de 2016

Ônibus articulados já circulam em Aracaju. BRT ain

Apresentação dos novos coletivos na capital de Sergipe

créditos: F5 News


Com a entrada em operação de dez ônibus articulados, a Prefeitura de Aracaju iniciou nesta segunda-feira (21) a implantação do sistema BRT na capital sergipana. Por enquanto, como ainda não firam construídas as canaletas e plataformas de embarque, a operação apoia-se em faixas azuis pintadas no asfalto.

 

Mesmo assim, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) acredita que as faixas trarão mais agilidade para o trânsito dos coletivos. Os corredores exclusivos serão compartilhados com transportes complementares da região metropolitana. “O objetivo é buscar mais fluidez ao trânsito dos coletivos e diminuir a espera do passageiro no ponto de ônibus”, observa o superintendente da SMTT, Nelson Felipe.

 

No mês passado, prefeitos de municípios próximos à capital - Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão - reuniram-se na sede da prefeitura de Aracaju para discutir os ajustes do projeto de mobilidade urbana que integra as cidades através do sistema BRT.


 
Mapa da rede de BRT na região de Aracaju-SE 

 

"O projeto feito na gestão anterior só previa o BRT em Aracaju, mas nós não poderíamos retroceder na integração já existente entre essas quatro cidades. Por isso demorou até acertarmos os detalhes de um novo projeto; agora acredito que já esteja tudo bem encaminhado porque temos pressa em resolver o caos no trânsito de Aracaju”, declarou o prefeito João Alves Filho no encontro de 26 de fevereiro.

 

“As linhas troncais terão ônibus com capacidade maior, paradas em estações-tubo que permitem o pagamento antecipado da tarifa, o embarque e o desembarque em nível. Isso acarreta a redução do tempo de viagem com a mesma frota e levando uma quantidade maior de gente”, detalha a arquiteta e urbanista Anive Alcântara Soares, uma das responsáveis pelo projeto. 

 

O investimento inicial previsto é de R$ 137 milhões para a construção de dez corredores de livre circulação de ônibus. O processo licitatório para a implantação do BRT será aberto depois de formado o consórcio de prefeituras. 


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