Em Aracaju (SE), prefeitura cria faixas exclusivas para ônibus

Gestão prometia criar um sistema BRT, mas está entregando ônibus articulados sem os corredores estruturados

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Fonte: Expressão Sergipana  |  Autor: Expressão Sergipana  |  Postado em: 14 de março de 2016

Faixas azuis, e não corredor de BRT em avenida da

Faixas azuis, e não corredor de BRT em avenida da capital

créditos: Expressão Sergipana

 

Na campanha eleitoral de João Alves (DEM) a promessa principal do atual prefeito foi implantar um sistema de transporte denominado BRT, mas depois de quase quatro anos de gestão não o fez. 

 

Pressionado pela população, o prefeito chegou a afirmar que “o BRT está em ação, só os cegos não veem”. Agora, nas vésperas das eleições, a prefeitura começou a pintar faixas azuis nas Av. Tancredo Neves e na Av. Beira Mar. Trata-se de faixas exclusivas para ônibus.

 

O conceito do BRT (Bus Rapid Transit) é o de um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura, eficiente e módica. Embora as faixas exclusivas permitam uma circulação mais rápida para os usuários do transporte público, no conceito do BRT elas devem ser planejadas junto a uma série de medidas que estimulem as pessoas que tenham carro a se deslocar de ônibus, além de garantir um transporte digno e com uma tarifa justa aos que já são usuários.

 

A despeito da necessidade de um planejamento técnico para as mudanças necessárias e urgentes no transporte público de Aracaju, ainda que contem com engenheiros e arquitetos, não existem engenheiros de trânsito na SMTT, por incrível que pareça. Outro grave problema é que a promessa da licitação do transporte público na capital sergipana não foi cumprida pela gestão.

 

Dentre as outras promessas da campanha eleitoral estão: ônibus modernos com ar-condicionado e capacidade para 260 pessoas; acessibilidade para pessoas com deficiência; redução do tempo de espera nos pontos e terminais; vias exclusivas para ônibus, contemplando todas as regiões da cidade; construção de dois novos terminais no Santa Gleide e Santa Maria; e reforma dos terminais já existentes.

 

Questionado na manhã de hoje (11), João Alves disse que “vocês vão ser surpreendidos, mas eu vou deixar que a surpresa com o BRT ocorra. E será nesses próximos 15 dias”.

 

Celso Aquino, um dos organizadores da campanha do Veto Popular, que vem colhendo assinaturas para revogar o aumento da tarifa de ônibus em Aracaju, retruca: “Esperamos que João Alves não venha dizer que aquelas faixas azuis pintadas no chão são o BRT. Pensar faixas exclusivas para Aracaju é importante, mas elas só fazem sentido em um contexto que reformule o atual conceito de mobilidade urbana. Elas estão sendo feitas de modo que apenas serve como desculpa eleitoral fajuta de quem ao invés de cumprir suas promessas de campanha aumentou a tarifa de ônibus”.

 

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