A Noruega anunciou um plano ambicioso para os próximos anos. Como parte da estratégia nacional de reduzir as emissões de gases de efeito estuda provenientes dos automóveis, o país quer investir pesado em novas estruturas cicloviárias.
O principal projeto ciclístico consiste na criação de estradas exclusivas para bicicletas. As vias não seriam construídas dentro das grandes cidades. A ideia é construir estruturas que liguem os subúrbios e o interior às grandes cidades. A proposta deve colocar a bicicleta como um meio de transporte eficiente para trajetos longos.
As ciclo-estradas devem ser totalmente segregadas e com pistas duplas, para oferecer maior segurança aos ciclistas e permitir que eles trafeguem em alta velocidade, sem se preocupar com trânsito ou com obstáculos comuns.
Viagens de bike e transporte coletivo
O plano norueguês ainda prevê que até 2030, 75% dos automóveis e 50% dos caminhões que rodam pelas estradas do país tenham baixa emissão de gases de efeito estufa. Além disso, eles pretendem não aumentar a quantidade de automóveis nas ruas, investindo em ferrovias e outras opções de transportes coletivos.
A Noruega está em desvantagem em termos de mobilidade sustentável, se comparado aos seus vizinhos. Na Dinamarca, por exemplo, 17% das viagens diárias são feitas em bicicletas. Na Suécia são 12%, enquanto na Noruega são apenas 5%. Até 2030, o país quer que este percentual suba para 20.
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