"Haddad, não destrua a inovação do Plano Diretor por uma cidade mais democrática! Vete o art. 174, artigo amigo das construtoras!"
Ativistas paulistanos estão articulando uma lista no site Panela de Pressão para que o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) vete uma mudança na Lei de Zoneamento que permitirá a construção de edifícios mais altos e com mais vagas de garagem ao longo dos novos corredores de transportes projetados na capital paulista.
O artigo 174, chamado "anti-crise", surpreendeu a todos que acompanharam as discussões do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento. O artigo altera por três anos os parâmetros que dão base para a construções de prédios na Zona de Eixo de Transformação, as avenidas que são (ou serão) dotadas de metrô e corredores de ônibus.
Na avaliação dos articuladores da lista, a mudança permitirá a construção nessas áreas de prédios com apartamentos maiores e com mais vagas de garagem do que o previsto no Plano Diretor e no original da Lei de Zoneamento: "O texto anterior limitava a (capacidade das garagens) a uma vaga e este artigo permite duas por unidade.... a medida é catastrófica para a ideia de adensamento urbano sem carros, para famílias de renda média e baixa nos Eixos de Transformação aprovados no Plano Diretor. É um retrocesso!", afirma o texto de apresentação da campanha.
O protesto sugere que o prefeito use seu poder de veto para manter a proposta original: "Haddad, vete o artigo 174 da nova Lei de Zoneamento e garanta que o Plano Diretor mantenha sua proposta de qualidade de vida e acesso mais democrático aos imóveis da região central para a população."
Para saber mais e apoiar a campanha, acesse o link http://paneladepressao.nossascidades.org/campaigns/909
Leia também:
Prefeitura de SP libera espigões ao redor de futuras estações de metrô
Plano Diretor de SP: mais ciclovias, transporte público e calçadas
Algo a comemorar: o Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo