"Santiago Caminhável", o plano chileno para melhorar as calçadas

Com intervenções em calçadas de 48 municípios da Região Metropolitana, o país vizinho investe 45 bilhões de pesos (250 milhões de reais) na melhoria da mobilidade a pé

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Fonte: Plataforma Urbana  |  Autor: Constanza Martínez Gaete/ Tradução: Mobilize*  |  Postado em: 07 de março de 2016

Calçada destruída, na região metropolitana de Sant

Calçada destruída na comuna Quinta Normal, perto de Santiago

créditos: Reprodução/ Tropezón

 

Das mais de 18 milhões de viagens feitas nos dias úteis na Região Metropolitana de Santiago, 34,5% correspondem a caminhadas, é o que revela a última pesquisa origem-destino realizada pelo Ministério dos Transportes e Telecomunicações do governo chileno. Em horários de rush, este é o segundo modo mais adotado, chegando a 26,6%.

 

Mesmo assim, em várias partes da região metropolitana o estado de conservação das calçadas é ruim, avaliam os chilenos. Isso, além de desfavorecer os deslocamentos seguros, faz destes locais perigosos especialmente para a parcela da população dos idosos.

 

Nos últimos cinco anos, as quedas nas calçadas aumentaram em 40% e já são uma das principais causas de fraturas nesse segmento da população, apontam dados da Intendência (a Prefeitura metropolitana). Além disso, dos 26 mil acidentes de trabalho em 2015, 25% foram ocasionados por quedas em calçadas em más condições.

 

Santiago Caminhável

Na busca por soluções, o governo criou o plano "Santiago Caminhável", que prevê intervenções em calçadas de 48 municípios da Região Metropolitana de Santiago. A proposta é realizar obras de melhorias como reformas, ou mesmo a reconstrução dos pavimentos quando necessário. 

 

O orçamento para esta iniciativa é superior a 45 bilhões de pesos ($ 45 mil millones, o equivalente a pouco menos de 250 milhões de reais). As intervenções serão implementadas prioritariamente nas comunas (municípios) mais antigas da região.

 

O plano foi lançado oficialmente no último sábado (5) na sede da Prefeitura, que fica na comuna de Independência, uma das mais tradicionais, para a qual o plano está destinando 3,8 bilhões de pesos.

 

Situada ao norte de Santiago, este município destaca-se por ter a maior taxa de viagens não-motorizadas de toda a área metropolitana, com 56,3% da mobilidade feita a pé ou de bicicleta. Além disso, Independência é onde se verifica a terceira maior presença de pessoas de mais idade, segundo o Serviço Nacional de Idosos - este segmento da população representa 23,7% do total dos habitantes do lugar.

 

Plano da municipalidade de Independencia, na RM de Santiago. Imagem: site oficial 

 

Outros municípios

O valor destinado às obras em Independência é semelhante ao que será investido em comunas como Talagante, Quinta Normal e a capital Santiago. 

 

A expectativa é que em 2018 a região já conte com espaços públicos de melhor qualidade, que tragam mais segurança para o tráfego de pedestres, em especial os de mobilidade reduzida.

 

Para o intendente de Santiago, Claudio Orrego, “acima de tudo, Santiago tem que ser uma cidade caminhável, que tenha calçadas em bom estado, dignas para as pessoas”, disse ao fazer o lançamento do plano neste sábado.

 

*Traduzido/editado por Regina Rocha, do Mobilize Brasil

 

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