O governo federal pretende ser o principal agente financeiro das obras de mobilidade do Rio Janeiro para os Jogos Olímpicos 2016, e firmou o compromisso de repassar R$ 7,1 bilhões do total de R$ 10,3 bilhões para a implantação da Linha 4 do metrô e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As obras, anunciadas pelo governo do estado e prefeitura do Rio, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A linha do VLT está orçada em US$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões repassados pelo governo por meio do PAC Mobilidade Grandes Cidades. Os R$ 625 milhões restantes serão aplicados por meio de Parceria Público Privada (PPP). A linha terá 28 km de extensão.
VLT
O VLT vai ligar a região portuária da cidade ao centro, passando pela Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, além de interligar o sistema de barca, usado por quem mora em Niterói e Paquetá, e os trens metropolitanos. Serão ao todo 32 paradas, sendo em média uma a cada 400 m.
A obra é dividida em duas etapas, sendo a primeira classificada como Compromisso Olímpico. Essa etapa está 85% cumprida, deve ser entregue no mês de abril e vai ligar a Rodoviária ao Santos Dumont. A segunda fase, com 43% de obras concluídas, será a extensão até a Estação das Barcas e à Praça 15.
No total, 62% das obras previstas para a construção do VLT estão prontas, mantendo a previsão de entrega do transporte até o final de 2016. A linha deve beneficiar 300 mil usuários todos os dias, com intervalo ente 3 e 15 minutos para passagem de cada composição com capacidade para transportar 420 passageiros.
Linha 4
Já a Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra da Tijuca) terá 16 km de extensão e seis estações (Nossa Senhor da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico).
A interligação entre Zona Sul e Zona Oeste está orçada em R$ 9,1 bilhões, sendo R$ 6,6 bilhões com juros subsidiados pelo governo federal. O governo estadual se comprometeu com R$ 2,5 bilhões como contrapartida.
A obra é mais complexa que a do VLT – especialmente a escavação do túnel interligando Copacabana à Barra, que ainda tem 200 m de desafio de rocha para ser vencido. Apesar das dificuldades, cerca de 85% das obras estão concluídas. A inauguração do trecho olímpico está prevista para 1º de julho.
Depois que ficar pronta, a Linha 4 será a segunda maior do Rio – ampliando em 38% sistema metroviário da cidade. Ela vai beneficiar 300 mil pessoas por dia. A estimativa de tirar das ruas 2 mil caros por hora no horário de pico, de acordo com a Secretaria de Transportes do Rio.
*Portal Brasil baseou as informações em fontes do Ministério das Cidades e da Secretaria Estadual de Transportes
Leia também:
Rio inaugura primeira estação ferroviária olímpica
No Rio, Metrô e BRT poderão ser restritos ao público dos Jogos Olímpicos
Rio corre contra o tempo para melhorar mobilidade urbana nos Jogos Olímpicos