O Projeto de Lei n.357/2015 que prevê a instalação de bicicletários nas dependências de novas escolas públicas e privadas da cidade de Manaus foi aprovado na manhã desta quarta-feira (2) pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM). A propositura é de autoria da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), e seguirá para apreciação em sessão plenária.
De acordo com o PL, os bicicletários serão destinados a comportar somente bicicletas convencionais, e caberá ao ciclista ter o seu próprio cadeado ou cabo/corrente para prender a bicicleta ao suporte.
Segundo a parlamentar, a proposta visa incentivar mais ainda o uso das bicicletas como um meio de transporte sustentável. "O uso da bicicleta não exige gastos com combustível ou passagem e ainda contribui para maior fluidez no trânsito, e proporcionar um lugar seguro para o estacionamento das bicicletas nas escolas é uma maneira de incentivar alunos a praticar o ciclismo", destaca Ruiz, acrescentando que, evidentemente, aos pais caberá sempre avaliar as condições para que o aluno chegue com segurança até à escola.
O PL destaca ainda, que as escolas devem promover atividades que insiram a bicicleta no cotidiano do aluno e da família visando melhor qualidade de vida.
A vereadora esclarece que há demanda para a instalação dos bicicletários em escolas. “Venho acompanhando nos noticiários o crescimento nas vendas de bicicletas, e essa questão aumenta a procura por locais que tenham condições de acomodar o veículo (bicicleta) de forma segura. E cabe a nós como parlamentares criar iniciativas que fomentem de forma consciente o uso da bicicleta como meio de transporte”, ressalta Ruiz.
Aumento nas vendas
O aumento da prática de ciclismo na capital amazonense fez com que as vendas de bicicletas e acessórios registrasse alta de 10% a 15% em 2014 em comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo a entidade, a Região Sudeste lidera as vendas, com 44%, seguida da Nordeste, com 26%, e Sul, com 14%. As regiões Centro-Oeste e Norte empatam com 8% cada.
Leia também:
Aumenta o uso da bicicleta como transporte no Brasil
Plano de Mobilidade Urbana começa a ser avaliado em Manaus
Produção de bicicletas apresenta crescimento de 12,79% em Manaus