Fortaleza foi uma das cinco cidades mundiais premiadas no concurso Gobernarte 2015, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Agora, a partir de amanhã (3), e por três dias seguidos, os representantes do banco realizarão visitas técnicas à cidade, para conhecer de perto as iniciativas da Prefeitura que priorizam o transporte público, a exemplo de corredores de ônibus e de outras intervenções para melhorar a mobilidade urbana.
O projeto “Fortaleza Inteligente e Mobilidade Urbana” ficou entre 95 iniciativas públicas de cidades da América Latina e Caribe que utilizam recursos de informática ("big data") para resolver questões urbanas. A Prefeitura de Fortaleza adotou mecanismos de coleta, tratamento e análise dos dados gerados diariamente pelo sistema de transporte público e, ainda, para o programa de bicicletas compartilhadas da capital, o Bicicletar.
Para o monitoramento, gestão e planejamento da mobilidade urbana, o projeto fez uso por exemplo de painéis de indicadores dinâmicos, que ajudam a população nos deslocamentos diários. As iniciativas incluem ainda a implantação de faixas exclusivas de ônibus, de binários nas vias da cidade, a ampliação da malha cicloviária e o sistema de bicicletas compartilhadas.
Os representantes do BID iniciam a programação de visitas nesta quinta-feira (3), quando participam de encontro com pesquisadores da Unifor e da Universidade do Arizona, responsáveis pelo projeto Fortaleza Inteligente. Na sexta e sábado (4 e 5), além de reuniões com os gestores públicos, eles visitarão os locais da cidade que foram destacados com projetos de mobilidade urbana.
Leia também:
Em Fortaleza, av. Osório de Paiva ganha faixa exclusiva de ônibus
Fortaleza ganha 1ª faixa diagonal para pedestres, na Praia de Iracema
Novas estações do BRT de Fortaleza serão entregues no sábado (18)