Um evento festivo na loja de fábrica da Nike em Portland (EUA) marcou a assinatura de acordo entre a gigante do esporte e o Portland Bureau of Transportation (PBOT), organismo municipal responsável pela implantação da infraestrutura cicloviária na cidade.
O contrato prevê que a empresa pagará US$ 10 milhões para ostentar sua marca nas bicicletas e em todo o material gráfico do sistema de bikesharing municipal. O acordo foi assinado em janeiro passado, depois que o PBOT anunciara sua intenção de implantar o sistema smartbike e a necessidade de investir US$ 2 a US$ 8 milhões para financiá-lo. Seguiu-se uma longa negociação e, finalmente, o acordo, com previsão de que as bicicletas estejam disponíveis a partir de março.
Trava e controle em cada bike
Com a tecnologia embarcada em cada bicicleta, que permite monitoramento remoto on-line, a cidade espera reduzir os custos de manuteção e alcançar a sustentabilidade financeira do sistema. Explica-se: não há necessidade das tradicionais estações de entrega e retirada das bicicletas. O custo por 30 minutos será de US$ 2,50, menor taxa dos EUA, mas também vai ser possível adquirir créditos por 10 ou 15 dólares, para usar as bicicleta diariamente por 90 minutos.
Detalhe do teclado, no bagageiro: trava e liberação em qualquer lugar. Foto: J. Maus/Bike Portland
O objetivo é chegar a 1.000 bicicletas disponíveis, o que fará de Portland a cidade com o maior sistema de smart bikesharing na América do Norte. As bicicletas laranja de Portland serão fornecidas e operadas pela companhia Social Bicycles (SoBi), de Nova York.
Veja como o sistema funciona no link: http://socialbicycles.com/#how
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