Governo do ES cancela licitações para BRT e ciclovia na 3ª Ponte

Edital do BRT já estava suspenso por determinação do TC-ES há 2 anos. Alegações dadas pela secretaria são "questões administrativas"

Notícias
 

Fonte: CBN Vitória  |  Autor: Leandro Nossa  |  Postado em: 15 de fevereiro de 2016

Terceira Ponte vai ficar sem ciclovia

Terceira Ponte vai ficar sem ciclovia

créditos: Fernando Estevão/ TV Gazeta

 

O Governo do Espírito Santo cancelou as licitações para implantar o Sistema BRT (corredor exclusivo para ônibus) e dos estudos para a colocação de ciclovias na Terceira Ponte.

 

Os cancelamentos foram assinados pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, no Diário Oficial desta quinta-feira (11).

 

As alegações dadas na publicação são “questões administrativas”.

 

Por meio de assessoria, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que o cancelamento publicado no Diário Oficial segue a suspensão determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TC-ES).

 

A secretaria também informou que, devido à crise econômica, o BRT não será implantado nesta gestão.

 

O edital do BRT já estava suspenso por determinação do TC-ES há dois anos. Na época, a corte alegou que havia ilegalidades no edital.

 

Segundo avaliação do TC-ES, era ilegal o critério do edital que exige apenas um atestado de qualificação para o tipo de obra prevista no BRT.

 

A assessoria da Setop também informou que demais obras atreladas ao BRT, como a ampliação da Avenida Leitão da Silva e o Portal do Príncipe serão mantidos.

 

O BRT era considerado a grande obra de mobilidade do Espírito Santo na gestão passada.

 

Ciclovia

No caso dos estudos para implantar a ciclovia na Terceira Ponte, já havia recomendação do Ministério Público de Contas (MPC) para suspensão do edital por falta de parecer jurídico para implantá-lo. A suspensão foi adotada pela Setop em 2014.

 

Sobre novos projetos, a Setop informou que as principais obras previstas no projeto do BRT serão licitadas separadamente.

 

Foram priorizadas quatro grandes intervenções: em Carapina, serão realizadas obras para ampliar a capacidade da BR-101, entre o viaduto da Vale e a descida do Aeroporto de Vitória, onde será implantada uma passagem subterrânea de veículos para acesso à Avenida João Palácio, eliminando o cruzamento com semáforo.

 

Em Vitória, serão realizadas intervenções viárias no Portal do Príncipe para eliminar a retenção de tráfego na região da Ilha do Príncipe/Vila Rubim.

 

Também está prevista a construção de um viaduto na Av. Fernando Ferrari com a Av. Adalberto Simão Nader, e de um túnel sob o morro de Monte Belo, para que a Avenida César Hilal tenha continuidade até alcançar a Avenida Vitória, logo após a Fábrica de Ideias, criando corredores alternativos para distribuição de fluxos.

 

Quanto à Terceira Ponte, estão sendo realizados estudos para ampliar a capacidade da ponte e melhorar o tráfego nos horários de pico, mas depende de decisão da Justiça, que está analisando o contrato de concessão.

 

Não há estudos sobre a construção de ciclovia na Terceira Ponte. De acordo com técnicos da Setop, a ponte tem uma rampa muito longa e inclinada, por isso uma ciclovia nela não seria viável. Além da questão apontada pelos técnicos, existe o problema da falta de espaço e o perigo para os ciclistas.

 

Leia também:

Até o fim de março, Vitória terá 200 bicicletas de aluguel 

Em Vila Velha (ES), rua exclusiva para pedestre anima comerciantes 

Viagens de ônibus podem ficar até 20 minutos mais rápidas em Vitória 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário