A capital da Indonésia, Jacarta, localizada na ilha de Java, é uma região de 10 milhões de habitantes com um dos tráfegos mais intensos do mundo. Nos últimos anos, porém, a cidade do Sudeste Asiático tem investido em políticas públicas para incentivar o uso do ônibus por parte da população, com destaque para a construção de corredores Bus Rapid Transit (BRT).
Nesse sentido, a operadora do transporte local (Transjakarta) deu início a um processo de expansão e modernização do sistema BRT atual, chegando a 12 corredores, com tráfego diário de 350 mil pessoas. E em 2015 a operadora finalizou a compra de mais de 100 ônibus Euro 6 (Scania) movidos a gás, como parte do plano de investimento na região.
Terminal de ônibus em Jacarta, na Indonésia. Foto: Reprodução/ Scania
Depois de mais de 8 mil quilômetros de testes feitos com o modelo, a empresa passou também a ser a responsável pela operação do sistema. O objetivo é melhorar a mobilidade das pessoas e ao mesmo tempo reduzir os impactos no meio ambiente com veículos que emitam menos resíduos.
"Nós temos muitos problemas de tráfego. Precisávamos de um sistema de transporte que fosse composto por veículos que tivessem, além de conforto, menor consumo de combustível por quilômetro e baixo nível de emissões. O ônibus articulado da Scania atendeu a essas exigências e obteve ótimos resultados nos testes que fizemos, por isso decidimos optar pelo modelo", disse Ans Kosaih, presidente da Transjakarta.
Leia também:
Motoristas do BRT no Rio querem sinal inteligente, com temporizador
Prefeitura publica um novo edital do BRT em Sorocaba
BRT com boa sinalização pode reduzir acidentes em mais de 50%