Quem passa pela Rua dos Caçadores, no bairro da Velha, já deve ter percebido que tem algo diferente na faixa de segurança em frente à Gráfica 43. Um sistema automatizado identifica pedestres que aguardam para atravessar a via e imediatamente os tachões que sinalizam a ilha de segurança começam a piscar. A ideia é alertar os motoristas que transitam pela via para que eles parem e deem preferência aos pedestres, como manda o Código de Trânsito.
O sistema de alerta foi desenvolvido pela empresa Pisca Faixa, que está incubada no Instituto Gene de Blumenau. A instalação em frente à gráfica foi autorizada pelo Seterb e faz parte do processo de homologação do equipamento junto aos órgãos nacionais de trânsito. Vai ficar em teste por 90 dias e um engenheiro será contratado para elaborar um laudo técnico.
O projeto blumenauense ficou entre as cinco melhores ideias de mobilidade apresentadas no Connected Smart Cities, evento focado em encontrar soluções inteligentes para as cidades. Recentemente passou pela primeira peneira do Sinapse da Inovação, programa de apoio à inovação do governo do Estado, Fapesc e Sebrae.
Leia também:
Multa por desrespeito ao pedestre é a que mais cresceu em 4 anos em SP
Um GPS para pedestres. Saiba como funciona
Ponte só para carros. Obra em Teresina destrói o verde e espreme pedestres e ciclistas